domingo, 28 de fevereiro de 2010

Comunicação interventricular




Defeito cardíaco na parede que divide os ventrículos, caracterizado por uma comunicação ou abertura. A localização mais comum é na região perimembranosa. É a mais comum de todas as cardiopatias congênitas. Nesse defeito ocorre a mistura de sangue do lado direito com o do lado esquerdo e vice versa, causando sobrecarga do coração e maior influxo do pulmão. Se não for tratado pode levar a aumento do coração,arritmia e hipertensão pulmonar. O ecocardiograma auxilia no diagnósatico mais detalhado do defeito.

O tratamento é cirúrgico.

A forma moderada é assintomática e diagnósticada pela presença do sopro. A forma grande causa alterações hemodinâmicas, cianose e Icc.

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348.6)

3 comentários:

  1. Oi, adotei um bebê de uma ano que passou por uma cirurgia intra ventricular há 8 meses, mas está com discreto shunt residual. O pediatra disse qua a cirurgia foi bem feita, ela está usando no momento digoxina e furosemida. O que é shunt residual? Ela ficará boa?

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome é beatriz quando tinha 4 anos eu tinha comunicaçao interventricular mais hipertensão pulmonar eu tinha que operar mas só que meus pais nao deixaram,eu agora estou com 16 quer dizer que eu tenh esse problema ainda ou ja sumiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sumido ou não. Tenho CIA (Comunicação interatrial) desde que e nasci e nunca se fechou. Tenho 14 anos, eu vou ter que fazer a cirurgia agora pois estou começando a ter sintomas.

      Excluir