domingo, 28 de fevereiro de 2010

Comunicação interatrial


A comunicação interatrial é uma cardiopatia congênita caracterizada por uma abertura entre os átrios, que permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito. Pode ser causada por defeitos no Ostium secundum (forame oval), no seio venoso, no Ostium primum, seio coronário ou por átrio único (quando não há nenhuma septação interatrial).

O fluxo sanguíneo do AE para o AD resulta em um aumento da saturação de oxigênio em AD, VD e tronco pulmonar. O fluxo pulmonar aumentado leva a um aumento da resistência arteriolar pulmonar e insuficuiência cardíaca direita.

Pode ser diagnosticada por ECG e seu tratamento é apenas cirúrgico.

A comunicação interatrial tipo ostium secundum corresponde a cerca de 10-12% de todas as cardiopatias congênitas , sendo uma das lesões mais freqüentes na prática
clínica. Por ser uma cardiopatia com hiperfluxo pulmonar, resultante de uma sobrecarga de volume de câmaras direitas, e não de pressão, raramente leva a sintomas significativos na faixa etária pediátrica . O diagnóstico geralmente é sugerido pela presença de sopro cardíaco ejetivo em foco pulmonar e 2ª bulha com desdobramento constante e fixo em criança com crescimento pôndero-estatural normal. Classicamente, na radiografia de tórax são encontrados área cardíaca discretamente aumentada, hiperfluxo pulmonar e abaulamento do tronco pulmonar. O eletrocardiograma geralmente mostra sobrecarga de ventrículo direito.
Postado por: Nara Juliana (biomedicina 348.6)

8 comentários:

  1. Fico surpreso que uma Biomédica, ao invés de colocar sua definição da CIA, prefira o comúm "copiar e colar" de outros sites na internet.

    Sebastian B. (Fisioterapeuta)

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos colocou algo. Nesta vida nada se perde, tudo se transforma!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...concordo, vai da cabeça de cada um, tudo se transfoma tambem acho, a informação prestada por ela me ajudou mto...obrigado

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 15 anos e vou operar de CIA pra semana essa informação me ajudou muito..obrigado

    ResponderExcluir
  5. Tenho CIA e queria saber se 7mm é mto pouco pra precisar operar... sendo q tenho arritmia e sincopes por causa disso... alguém saberia me responder??

    ResponderExcluir
  6. eu sentia muito medo pois também estava com esse problema mas deu tudo certo na cirurgia estou muito graças a deus

    ResponderExcluir
  7. Como é feito a cirurgia? Tenho CIA medindo aproximadamente 0,9mm é muito ? Grata.

    ResponderExcluir