domingo, 28 de fevereiro de 2010

Transposição das grandes artérias


Neste defeito congênito do coração, a aorta (a arteria principal que carrega o sangue ao corpo) origina-se do ventriculo direito e a arteria pulmonar (a arteria que carrega o sangue com baixo teor de oxigênio aos pulmões) do ventriculo esquerdo, resultando em uma circulação em paralelo.
Porque as grandes artérias estão invertidas, a aorta carrega o sangue pobre em oxigênio do ventriculo direito para o corpo. E do mesmo modo a arteria pulmonar carrega o sangue oxigenado do ventriculo esquerdo de volta aos pulmões. Para que a criança sobreviva, eles devem ter alguma comunicação entre o lado direito e o lado esquerdo do coração em outro nível para permitir que o sangue oxigenado alcance o corpo. Mesmo que haja mistura do sangue oxigenado e não oxigenado, ela não é frequentemente adequada para sustentar a vida por um período de tempo prolongado. Os bebês com transposição são extremamente azuis no nascimento.
O procedimento cirúrgico mais comum para corrigir este defeito é chamado uma operação de troca arterial ou Operação de Jatene . Isto é, as arterias principais “são invertidas ”. A aorta é conectada ao ventriculo esquerdo. Isto permite que o sangue rico em oxigênio seja bombeado ao corpo.
A arteria pulmonar é conectada ao ventriculo direito. Isto permite que o sangue com baixo teor do oxigênio vá aos pulmões onde pode ser oxigenado. Outros defeitos cirúrgicos podem também ser corrigidos , como a comunicação entre os lados esquerdos e direitos do coração que foram necessários para a sobrevivência.

Postado por: Nara Juliana(Biomedicina 348.6)

Um comentário: