INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ESQUERDA
Os efeitos clínicos morfológicos da insuficiência cardíaca esquerda(ICE) resultam primeiramente de um represamento progressivo ao sangue dentro da circulação pulmonar e das consequências da redução do fluxo e da pressão sanguínea periféricos.
Aspectos clínicos:
Dispnéia(falta de ar) geralmente é a primeira e mais significativa queixa de pacientes com insuficiência cardíaca esquerda; a tosse também costuma acompanhar a insuficiência cardíaca esquerda devido ao transudato de liquído para dentro dos espaços aéreos. Com o avanço do impedimento cardíaco, os pacientes desenvolvem dispéia quando deitados(a chamada ortopnéia);isto ocorre devido ao aumento do retorno venoso a partir das extremidades inferiores e pela elevação do diafragma durante a posição supina. A ortopnéia tipicamente melhora com o ato de sentar ou de ficar em pé, por isso, tais pacientes geralmente dormem sentados com tronco na posição vertical. A dispnéia paroxística noturno é uma forma particulamente expressiva de falta de ar que ocorda os pacientes praticamente sufocando.
Outras manifestações de insuficiência ventricular esquerda incluem coração aumentado(cardiomegalia), taquicardia, terceira bulha cardíaca e estertores finos nas bases pulmonares, produzidos pelas respirações através dos edemas pulmonares alveolares. Com a dilatação ventricular progressiva, os músculos papilares são deslocados em sentido lateral, causando regugitação mitral e murmúrio sistólico. A dilatação crônica subsequente do átrio esquerdo frequentemente é acompanhada por fibrilação atrial, que se manifesta por um ritmo cardíaco"irregularmente irregular".
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DIREITA
A insuficiência cardíaca direita(ICD) geralmente é consequência da suficiência cardíca esquerda; qualquer aumento na pressão da circulação pulmonar inevitavelmente produz maior sobrecarga no lado direito do coração. A insuficiência cardíaca direita isolada é menos comum e ocorre em pacientes com doença intríseca do parênquima pulmonar e ou da vasculatura pulmonar, resultando em hipertensão pulmonar crônica (corpulmonale). Ela também pode ocorrer em pacientes com doença da valva tricúspide ou pulmona.
Aspectos clínicos:
Enquanto os sintomas da insuficiência cardíaca esquerda são causados principalmente pela congestão e pelo edema pulmonar, a insuficiência cardiaca direira pura tipicamente causa poucos sintomas respiratórios. Por outro lado, existe congestão venosa portal e sistêmica, o aumento hepático e esplênico, edema periférico, derrame pleural ascite. É importante enfatizar, no entanto, que na maioria dos casos de descompensação cardíaca crônica, os pacientes aprentam ICC biventricular acompanhando as sídromes clínicas de ambas as insuficiências cardíacas, direita e esquerda. Conforme a ICC progride, os pacientes podem se tornar francamente cianóticos, devido a redução da pressão de perfusão tecidual.
TALYTA RÚBIA, SOCORRO ALINE, KADDYJA MARIA E ALCIENE.