segunda-feira, 19 de abril de 2010

Endocardite infecciosa


CONCEITO
Endocardite infecciosa (EI) é a infecção microbiana do revestimento endotelial do coração. A lesão característica de endocardite é a vegetação, um coágulo de plaquetas e fibrina infectado, contendo ainda leucócitos e hemácias. A vegetação pode estar localizada em qualquer sítio do endotélio, mas freqüentemente ocorre nas superfícies endoteliais das válvulas cardíacas e próteses valvares.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Devem ser solicitados rotineiramente: hemograma, hemocultura (2 amostras com intervalo de 30 minutos ou coleta de 10 ml de sangue, em sítios diferentes; caso não haja crescimento bacteriano, nova amostra deverá ser coletada após 24 horas), VHS, proteína C reativa, ECG, ecocardiograma transtorácico (sensibilidade para detecção de vegetações entre 60 e 70%), ecocardiograma trans-esofágico (sensibilidade para detecção de vegetações entre 75 e 95% com especificidade entre 85 e 98%). O ecocardiograma trans-esofágico somente deverá ser solicitado nos pacientes nos quais não foi possível se fazer o diagnóstico com os exames citados acima.

Fonte: TAK T.; REED, K. D.; HASELBY, R. C., et al. Uma atualização sobre a epidemiologia, patogênese e manejo de endocardite infecciosa com ênfase em Staphylococcus aureus. WMJ, v. 101, n. 7, p.24-33, de 2002.

Graduandos: Iascra Maia, Leandro Freire, Paula Régia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário