Morte do músculo cardíaco resultante de isquemia: "ataque cardíaco".
- Existe um tipo de infarto em que a necrose isquêmica envolve toda ou quase toda a espessura da parede ventricular irrigada por uma única artéria coronária, é o chamado infarto transmural. Geralmente, este está associado à aterosclerose coronariana, à trombose superposta.
Destaca-se também, em contraposição, o infarto subendocárdico (não-transmural) referente a uma área de necrose isquêmica limitada ao terço inferior ou a metade da parede ventricular. O infarto subendocárdico pode ocorrer como resultado da ruptura de uma placa, seguida da formação de um trombo coronariano que rompe antes que a necrose se estenda ao longo de toda a espessura da parede. Também pode resultar da redução prolongada e intensa da pressão arterial sistêmica.
"Quanto maior a área do coração privada de sangue, mais extenso e grave é o infarto. Infartos fulminantes são aqueles onde uma artéria importante é obstruída, levando a necrose de uma grande área de músculo cardíaco e como resultado, causando parada cardíaca." (MDSAÚDE, 2009)
ROBBINS. Coração. Patologia de Órgãos e Sistemas. 6 ed. - www.unifesp.br - http://www.bmjbrasil.com.br/ - http://www.mdsaude.com/.
Postado por: Sabrina Ellen e Pedro Gustavo - Biomedicina 221.5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário